quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Viagens e Outras Viagens

Viagens e Outras Viagens é um livro do escritor italiano Antonio Tabucchi.
Não obstante o facto de ter nascido em Itália, Tabucchi está indelevelmente marcado por Portugal, não apenas por ter vivido no nosso país e de aqui ter constituído família, mas também por ter sido um dos grandes conhecedores da literatura portuguesa e em especial de Fernando Pessoa.
Não conhecemos a extensa obra de Tabucchi que vai desde os contos ao romance, passando pelo teatro e pela ficção e foi com grande surpresa que encontrámos este Viagens e Outras Viagens e que nos sentimos cativados desde a primeira página.
Este é, como o próprio nome indica, um livro de viagens. No entanto, e ao contrário do que é possível encontrar em tanta literatura deste género que tem sido publicada em Portugal nos últimos anos (felizmente) esta obra de Tabucchi é bastante diferente na medida em que reúne pequeníssimos artigos (ou talvez mesmo apenas meros apontamentos) sobre um conjunto muito significativo de viagens que o autor foi fazendo ao longo da sua muito preenchida vida e das relações este encontrava com fragmentos ou textos completos dos mais variados autores da literatura universal. É neste particular (na inspiração literária, na invasão de textos alheios) que Tabucchi nos transporta num fabuloso itinerário que desejamos nunca acabar.
O escritor italiano escrevia com uma tranquilidade melódica e a simplicidade das suas ideias e a clareza do seu pensamento conquista-nos e completa-nos com uma profundidade dolorosa mas ao mesmo tempo intrinsecamente doce.
Viagens e Outras Viagens é um livro extraordinário que merece ser conhecido e lido por todos aqueles que gostam da melhor literatura. Já quanto a Tabucchi: é para regressar à sua arte o quanto antes.

Sem comentários: