sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O Estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde

O Estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde é uma obra do escritor escocês Robert Louis Stevenson e uma das mais conhecidas histórias publicadas nos últimos 200 anos.
Stevenson, um dos mais relevantes escritores de língua inglesa do século XIX, escreveu esta obra-prima da literatura oitocentista de uma penada. Na multiplicidade de leituras que este livro anuncia e permite – não obstante o facto de se perlongar por pouco mais de 100 páginas, encontra-se a dicotomia bem/mal mas também a ideia de que nenhum homem é suficientemente perfeito.
O Estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde, que tem sido objecto de diversas reinterpretações e adaptações cinematográficas, é um livro especialmente bem escrito e imaginado. O homem virtuoso que se opõe ao monstro, a bondade contra a tirania de espírito ou a certeza de que a perfeição não existe, são algumas das leituras suscitadas por este livro.
O Estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde é um grande livro e por isso se compreende e justifica que continue a ser lido tantos anos após a sua publicação original. O seu conteúdo faz hoje parte da cultura ocidental. É uma obra a não perder!

Sem comentários: