sábado, 2 de novembro de 2013

As Ilhas Encantadas

As Ilhas Encantadas é um pequeno livro do escritor norte-americano Herman Melville, célebre autor de Moby Dick.
As Ilhas Encantadas foi um livro publicado inicialmente em 1854 sob o pseudónimo de Salvator R. Tarnmoor. Através de um conjunto de pequenos textos faz-se uma narração sobre algumas das principais características do conjunto de ilhas da Galápagos num tom em que quase sempre colide a tristeza quase lunar das descrições com o mistério do vazio. Paralelamente às descrições são ainda narradas diversas histórias de habitantes ou ocupantes das ilhas e das características especiais das suas personalidades.
Melville, cuja obra desconhecíamos por completo, pareceu-nos ser um escritor de boa pena. O seu estilo, de uma simplicidade bem trabalhada, permite acompanhar com relativa alegria e vontade a história, ainda que na verdade este livro não seja um romance.
As Ilhas Encantadas são uma obra simpática sem tal signifique deslumbrante. No entanto, as boas características da escrita de Melville deixam antever que algumas das suas obras mais conhecidas possam ser mais interessantes. Sem maravilhar, As Ilhas Encantadas não deixam de ser um bom livro.

Sem comentários: