sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Jerusalém, Ida e Volta

Jerusalém, Ida e Volta é um livro do escritor norte-americano e vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1976 Saul Bellow.
Jerusalém, Ida e Volta faz parte dos excelentes livros de viagem publicados pela editora Tinta da China numa colecção coordenada pelo jornalista Carlos Vaz Marques que prefacia também esta obra do escritor norte-americano de origem judia.
Neste livro Saul Bellow, Nobel da Literatura em 1976, conduz-nos numa viagem por Israel e mais especificamente por Jerusalém. Ao longo das fabulosas quase trezentas páginas, brilhantemente construídas e escritas, Bellow transporta-nos para bem dentro dos meandros das discussões políticas em torno de um dos mais complexos temas da política internacional, o conflito israelo-árabe.
O tema, abordado tendo em consideração o contexto temporal da viagem (o livro é escrito em meados dos anos 70), é prolixo em divergências interpretativas e não é acessível para quem não domina o assunto. Não deixa, porém, de ser interessante o método de escrita, fundado nos encontros e entrevistas do autor a personalidades distintas e fundamentais para a compreensão das práticas diplomáticas e das opções políticas.
Bellow pareceu-nos um grande escritor não obstante o facto de não ser este o melhor livro para apurar da totalidade das suas qualidades literárias. Ainda assim o traço simples mas perfumado que vamos encontrando ao longo da obra é auspicioso.
Jerusalém, Ida e Volta não é o típico livro de viagens mas é, ao mesmo tempo, um excelente livro sobre política. A fusão destas realidades faz deste uma excelente escolha.

Sem comentários: