quarta-feira, 31 de julho de 2013

História do Cerco de Lisboa

História do Cerco de Lisboa é uma obra do escritor português José Saramago.
José Saramago é um dos mais ilustres autores da língua portuguesa com um percurso literário que teve como ponto mais elevado o prémio Nobel com que foi laureado em 1998. O seu estilo, peculiar, arrojado, distinto, suscita enormes paixões e, ao mesmo tempo, profundos ódios. A forma como escreve torna a leitura dos seus livros um exercício de plena e absoluta concentração mas também uma experiência diferente.
História do Cerco de Lisboa segue a mesma linha que os romances que deste autor tivemos já oportunidade de ler com a particularidade de neste livro Saramago nos transportar ao Portugal medievo e à história da conquista de Lisboa pelo Rei D. Afonso Henriques.
No entanto, e ao contrário do que eventualmente poderia ser de supor, Saramago não narra apenas a conquista de Lisboa. O romance, que tem como personagem principal um revisor de nome Raimundo Silva, centra-se na construção por este último de uma versão histórica alternativa dos acontecimentos de há quase nove séculos. Pelo meio a habitual história de amor com que Saramago nos vai tentando entreter.
História do Cerco de Lisboa resulta de uma ideia relativamente original e é um livro bem construído à semelhança de outros títulos do autor português. No entanto não nos deixou especialmente fascinados e não revela todo o génio do Nobel português. Cremos, ainda assim, que não deixa de ser uma leitura superior à generalidade dos títulos que por aí vão entupindo os escaparates. Um livro a ler.

Sem comentários: