sexta-feira, 21 de junho de 2013

As Rotas do Sonho

As Rotas do Sonho é um livro de Tiago Salazar prefaciado por Mário Zambujal.
Tiago Salazar é um dos jovens escritores de viagens que têm beneficiado da proliferação deste mercado literário. E bem, porque dentro do género Tiago Salazar é um dos mais dotados, porque escrever sobre viagens não se resume à mera descrição dos lugares e à enumeração de pontos de interesse, implica uma reflexão sobre o que se encontra e o significado dessa descoberta.
As Rotas do Sonho é o quarto livro de viagens publicado por este autor. Dos lidos (que inclui o que agora se comenta, bem como Viagens Sentimentais e A Casa do Mundo), este é o mais completo não obstante o facto de, em muitos momentos, continuar a estar algo preso à técnica própria das revistas de viagem. O que procuramos, quando lemos um livro de viagens é, sobretudo, o reflexo no seu autor da experiência que representa o contacto com diferentes culturas e locais.
Em As Rotas do Sonho Tiago Salazar aproxima-se mais de quem o lê sem nunca deixar de apresentar aos leitores a luz fantasiosa de terras distantes. Em As Rotas do Sonho Tiago Salazar transporta-nos de Cuba à Malásia, do Peru a Itália numa volta ao mundo por alguns dos lugares mais extraordinários do planeta. As Rotas do Sonho é o escape perfeito para a exaustiva repetição de um mundo a preto e branco.
Tiago Salazar veio para ficar. Oxalá os livros desta categoria se continuem a vender de maneira a que não só Salazar ou Cadilhe nos possam narrar as suas deambulações como outros autores possam surgir. As Rotas do Sonho é um livro que recomendamos muito!

Sem comentários: