quarta-feira, 10 de abril de 2013

O Grande Gatsby

O Grande Gatsby é um livro do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald e considerado um dos grandes clássicos da literatura mundial do século XX.
Fitzgerald foi um dos mais relevantes escritores da primeira metade do século XX tendo da sua pena resultado um número substancial de obras e, não tendo nenhuma atingido o esplendor de O Grande Gatsby, outras atingiram patamar de relevo como foi o caso de Este Lado do Paraíso e O Estranho Caso de Benjamin Button.
Publicado originalmente em 1925, em época de plena loucura propiciada pelo fim da Primeira Guerra Mundial, O Grande Gatsby – romance excepcionalmente curto – explora as fragilidades decorrentes de vidas de excesso, de vertigem constante e prolongada e, ao mesmo tempo, é (e provavelmente principalmente) a narrativa de uma história de amor permanentemente inacabada.
A história, narrada na terceira pessoa (por Nick Carraway), reflecte algumas das principais características do mundo ocidental durante a década de vinte. A loucura anárquica das festas do jazz, a irresponsabilidade metódica do petulante novo-riquismo, a pobreza cadavérica que resulta da ilusão da multidão, os excessos de quem queria viver toda uma vida num ápice, tudo isto reflectido na personagem principal – Jay Gatsby – num contínuo jogo de sombras, numa demanda pela sua própria natureza, no sacrifício pelo amor.
O Grande Gatsby, embora seja um livro de reduzido número de páginas, embora centre a sua acção num curto espaço temporal, é de compreensão bem mais difícil do que à primeira vista uma leitura desatenta pode sugerir. O Grande Gatsby é um excelente livro e não é por acaso que tem sido considerado como uma das obras-primas do século passado. Definitivamente a ler!

1 comentário:

Célia disse...

É um dos clássicos por ler que mais curiosidade me desperta. Deste autor só li mesmo o "Benjamin Button" e lembro-me de ter ficado muito bem impressionada com a escrita e a capacidade do autor em contar uma história tão interessante no formato conto.