segunda-feira, 1 de abril de 2013

Catálogo de Sombras

Catálogo de Sombras é um livro de contos do escritor angolano José Eduardo Agualusa.
Catálogo de Sombras é um livro que reúne quase vinte pequenos contos alguns dos quais apresentando algumas similitudes com romances de Agualusa que já tivemos oportunidade de ler. A leitura destes contos é de uma rapidez impressionante deixando, à medida que os vamos lendo, um sabor agridoce na medida em que ficamos a ansiar por mais. Especialmente interessante o primeiro que tem o mesmo nome do livro, uma viagem ao imaginário da pátria linguística e ao mundo das palavras.
Agualusa é um dos bons valores das letras em português e um escritor cujo percurso temos vindo a acompanhar ao longo dos últimos anos. O seu peculiar estilo, a sua escrita simples e sem rodeios, o perfume africano do seu português são características que o permitem distinguir muito positivamente entre uma nova geração de escritores que nos últimos anos têm vindo a surgir no espaço da narrativa na língua de Camões.
Catálogo de Sombras é um bom livro de contos através do qual Agualusa nos permite percorrer um leve caminho pelas suas ideias e que ao mesmo tempo tem o condão de nos fazer reflectir mais profundamente. Indiscutivelmente a não perder.

Sem comentários: