sexta-feira, 15 de março de 2013

Seis Falsas Novelas

Seis Falsas Novelas é um livro de Ramón Gómez de La Serna, autor espanhol dos séculos XIX e XX.
La Serna foi um relevante autor – embora relativamente desconhecido entre nós – das letras em castelhano. Com uma obra vasta – mais de cem títulos entre novela, ensaio, biografia, romance – tem nestas Seis Falsas Novelas um dos mais destacados livros da sua autoria.
Seis Falsas Novelas é um livro que reúne seis pequenas histórias que pretendem narrar (num retrato de profunda ironia e mesmo de algum escárnio) a vida de personagens espalhadas pelas mais amplas latitudes do planeta, numa tentativa de enunciação de traços genéricos das personagens tipo identificadas.
Num estilo polido, especialmente bem escrito, revelador do bom conhecimento da técnica da escrita, esta obra nem por isso nos suscitou especial interesse ou vontade de ler. Não obstante a evidente capacidade literária do autor a construção da narrativa raramente foi capaz de nos prender às páginas do livro tendo a sua leitura se prolongado por muito mais tempo do que o desejável.
Não conhecemos a restante obra de La Serna. Talvez, entre os muito livros que publicou, existam outros cujo estilo se aproxime mais das nossas preferências literárias. Há-de fica para outra oportunidade!

Sem comentários: