domingo, 30 de setembro de 2012

O Elefante Evapora-se

O Elefante Evapora-se, é um livro de Haruki Murakami que reúne dezassete contos do escritor japonês redigidos entre os anos oitenta e noventa.
Haruki Murakami é, na nossa opinião, um dos grandes escritores de ficção vivos e um dos mais talentosos das últimas décadas. Os seus livros, repletos de verdadeira magia e encanto, são extraordinariamente interessantes e cativantes. Recorrentemente apontado pela crítica como um dos favoritos ao Prémio Nobel continua ainda por obter esse reconhecimento.
O Elefante Evapora-se, reúne contos um pouco diversos. Em alguns casos, correspondem a ideias que o autor viria a desenvolver posteriormente (como é o caso do conto O Pássaro de Corda e as Mulheres das Terças-Feiras que viria a ser Crónica do Pássaro de Corda) e, na maior parte dos contos, está bem presente a vertente surrealista que caracteriza o autor japonês. Noutros, não menos bons, encontramos um Murakami diferente, mais reflexivo, mais profundo.
Não obstante podermos considerar esta colectânea um bom conjunto de textos a verdade é que nunca nos entusiasmamos verdadeiramente ao longo da sua leitura. Interessante, mas nunca cativante. Bem escrito mas não prodigioso. Já em A Rapariga Que Inventou Um Sonho, outro dos livros de conto de Murakami, não nos revimos em absoluto. Infelizmente, este agora lido, não está, sequer, ao mesmo nível.
Note-se, no entanto, que é bem possível que a legião de fãs do autor japonês se possa sentir satisfeita com O Elefante Evapora-se. Nós é que ficámos um pouco desiludidos!

4 comentários:

Tiago M. Franco disse...

Gosto de Murakami. Provavelmente será Nobel este ano.
Todos os livros que li dele são bons, mas até agora ainda não li nenhum livro dele que considere uma obra de arte.
1Q84 Volume 1 é muito bom, mas o segundo volume é um pouco repetitivo. Espero que no terceiro volume justifique todo o que foi escrito no segundo e que no final passa dizer que li uma obra de arte de Murakami.

Filipe de Arede Nunes disse...

Tiago,

Não li nenhum livro da trilogia 1Q84. Estou à espera de os comprar numa feira do livro com bom desconto...

Creio que Em Busca do Carneiro Selvagem é muito bom! Será uma obra de arte? Não sei bem o que isso é. Mas que é um livro excepcional, isso é.

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Tiago M. Franco disse...

Nuno,

Não li Em Busca do Carneiro Selvagem, por isso não posso dar a opinião sobre ele.

Sol Mascarenhas disse...

Olá, estou atrás desse livro (O Elefante Evapora-se), porém não encontrei em nenhuma livraria, sebo, real ou virtual. Alguém pode me dizer onde eu encontro, pra comprar?
grata.

meu email é: sol.neves@gmail.com