segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Viva México

Viva México é um livro da jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho.
Editado pela Tinta da China em 2010 Viva México é uma interessantíssima obra da jornalista Alexandra Lucas Coelho num cruzamento entre crónica de viagens e reportagem onde a autora traça um perfil sócio-cultural do gigante da América Central.
À partida, temos de confessar, sentimo-nos um pouco enganados. Estávamos à espera de um livro de viagens à semelhança de um género que, felizmente, tem proliferado também no nosso país. Não se equivoque, no entanto, o leitor, Viva México, não obstante ser um livro repleto de motivos de interesse, é muito mais uma crónica jornalística com diversas referências políticas, sociais e económicas. Note-se, porém, que existem também bastantes alusões de cariz cultural, nomeadamente com parágrafos estimulantes sobre Frida Kahlo ou Diego Rivera bem como uma tentativa de alusão à pré-história do país.
Alexandra Lucas Coelho é de escrita fácil e simples. Como boa jornalista revela capacidade para narrar de forma cativante a generalidade dos temas que pretende abordar. Nota, no entanto, para o facto de optar, muitas vezes, pela citação dos seus interlocutores. Não diminuindo o interesse do livro teria sido dispensável.
Viva México é uma obra importante para quem procurar saber mais sobre um país muitas vezes escondido dos olhares mais turísticos dos seus visitantes. Como roteiro que transmite emoções poderá pecar por defeito mas como crónica jornalística tem nota bastante positiva.

Sem comentários: