quarta-feira, 30 de maio de 2012

A República dos Corvos

A República dos Corvos é um livro de contos (e título de um dos contos) do escritor José Cardoso Pires um dos mais relevantes autores portugueses do século XX.
A República dos Corvos reúne um conjunto de sete contos no qual se destaca Dinossauro Excelentíssimo, uma fantástica fábula de indiscritível imaginação, e que, no nosso entendimento, reflecte perfeitamente o espírito literário do já falecido autor português.
José Cardoso Pires tem um obra de grande amplitude dos contos, ao teatro passando pelo ensaio e pelo romance tendo, inclusive, algumas das suas obras sido adaptadas ao cinema e outras levadas a cena para além de um conjunto significativo de prémios literários.
A sua escrita não é muito simples sendo que o leitor deverá estar absolutamente concentrado na leitura por forma a não se perder na mirabolante imaginação e capacidade expressiva, característica, aliás, que é aquela que melhor distingue o autor. Para mais é preciso fazer notar que alguns destes contos assumem natureza política (escritos no período do Estado Novo), crítica do status quo.
A República dos Corvos é uma obra interessante mas nem por isso apaixonante. Não obstante, pelas características evidenciadas no livro o autor merece mais oportunidades para comprovar a sua enorme capacidade.

1 comentário:

Tiago M. Franco disse...

De Cardoso Pires apenas li Balada da Praia dos Cães, é um livro muito interessante, mas para melhor o apreciarmos temos que ter em conta a época em que foi editado. Tenciono voltar ao autor.