quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mendigos e Altivos

Mendigos e Altivos é uma obra do escritor egípcio (embora escrevesse em francês) Albert Cossery, considerado a obra-prima deste autor africano e um romance absolutamente genial.
Albert Cossery é um escritor fantástico e Mendigos e Altivos é uma obra maravilhosa, sobretudo porque é capaz de nos conduzir a um mundo verdadeiramente surreal e ao mesmo tempo aparentemente verosímil com personagens muitíssimo bem construídas e uma narrativa capaz de prender o leitor desde a primeira página.
Neste romance Cossery conta-nos a história sobre gente pobre mas nem por isso menos inteligente ou capaz de lidar com a realidade. Quer seja Gohar – a personagem principal – quer qualquer uma das outras que o acompanham na narrativa, encontramos em todas as figuras resultado da imaginação de Cossery idiossincrasias próprias e encantadoras.
Em Mendigos e Altivos conta-se a história de um assassinato mas reduzir o livro a isso seria ignorar o verdadeiramente importante: o confronto entre civilizações, a problemática da verdade como fuga, o questionamento do progresso e da riqueza.
Mendigos e Altivos foi um dos melhores romances que tivemos oportunidade de ler nos últimos anos. Sem ser proto-existencialista não deixa de nos fazer pensar sobre a vida e não sendo à primeira vista um tratado de filosofia não deixa de colocar questões importantes e interessantes. A ler, sem dúvida!

Sem comentários: